19 de ago. de 2008

The Sims...é jogo ou não é???

Eis A Questão que ecoou pela sala, feita pelo professor...
Hum... é uma questão interessante que nos leva a repensar o jogo...
será que é um jogo porque traz satisfação??? e será que realmente traz satisfação???

Eu sou meio sus-peito* para falar sobre o assunto, cheguei a jogar o The Sims por um bom tempo... chega uma hora em que começa a enjoar...acaba virando uma rotina...
Fora que: seus personagens nunca estão satisfeitos, você nunca tem dinheiro para comprar aquele aquário, e um dos seus personagens resolve dar uma de herói e acaba morrendo carbonizado na cozinha ^^...
(Que fique entre nós: os códigos de cheat eram bastante úteis ^^)

Voltando ao assunto... foi dito em sala que "The Sims" seria considerado um e-Toy, porque nada mais é que a velha brincadeira de brincar de casinha que você, sua mãe, sua vó, a mãe da sua vó e todo o mais brincavam quando eram crianças. Mas ai isso me levou a pensar se "The Sims" não é um simulador de vida (calma, ainda não chegou ao ponto de ser o The Matrix).
Aí nos leva a mais uma questão: simulador é jogo? Tem gente que diz que sim. Na minha opinião não, um simulador não é um jogo, mesmo que haja diversão ele não tem um objetivo fixo e para mim isso não o caracteriza como jogo. Claro se for levar para a caracterização dada por Huizinga, The Sims e qualquer outro simulador será caracterizado como jogo, mas na minha opinião não é só o fato de trazer diversão é jogo. Minha opinião se baseia que por exemplo ao se reunir com amigos você se diverte, mas não é um jogo.

Espero que vocês tirem suas próprias conclusões sobre o assunto, e pensem bastante sobre isso...


*Foi por querer que escrevi errado ^^

Nenhum comentário: